Acadêmicos do 4° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Funorte de Janaúba realizaram atividades dentro da metodologia do TDES. O trabalho Discente Efetivo Sistemático (TDES) define-se como um conjunto de atividades integrantes às atividades presenciais realizadas pelos discentes. O TDES deve, obrigatoriamente, estar relacionado a ementa, conteúdo e competências descritas no projeto pedagógico do curso para cada disciplina.

O TDES é planejado e supervisionado pelo docente, mas a realização das atividades é de responsabilidade dos discentes, pois é componente fundamental e indispensável do processo de aprendizagem dos estudantes.

O TDES foi composto de: atividade de fixação de conteúdo e desenvolvimento de competências, desenvolvimento de projetos, atividades de campo, relatórios, seminário, analise técnica, dentre outros.

O Projeto realizado é uma atividade multidisciplinar que surgiu como uma ideia em reunião do Núcleo Docente Estruturante de Engenharia que visa promover a integração entre as disciplinas do quarto período do curso. O objetivo é desenvolver atividades que promova articulação entre teoria e prática profissional e a interdisciplinaridade entre as disciplinas que compõem o quarto período, procurando estabelecer relação entre as disciplinas e a atuação do engenheiro civil.

Foram formadas três equipes, com o tema principal intervenção urbanística no lago da instituição. O termo intervenção urbanística é utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. Foi elaborado uma proposta de intervenção com relatório de desenvolvimento das atividades e elaboração de maquete de transformação urbana, sendo que foi realizado uma apresentação oral do compartilhamento das experiências de todos os envolvidos. Foi realizada atividades em campo acompanhada pelos professores envolvidos no projeto na instituição.

 

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