No dia 07 de abril, acadêmicos de Engenharia Civil deram início ao Trabalho Discente Efetivo Sistematizado-TDES, metodologia que visa a interdisciplinaridade, bem como a visão técnica, empreendedora e atitudinal dos acadêmicos do curso, ao equacionar teoria e prática.

Na primeira etapa do projeto para produção de protótipo placa solar, a turma foi dividida em equipes que foram organizadas por cada professor, que repassou orientações mostrando a relação com as disciplinas e o desafio de constituírem um protótipo de placa solar. Isso faz parte das metodologias ativas, que procuram colocar o acadêmico no centro do processo de aprendizagem, questionando metodologicamente percepções que designam o acadêmico apenas como sujeito passivo.

Houve o envolvimento das disciplinas Física II, Desenho Técnico, Fenômeno dos Transportes, Mecânica Geral e Cálculo. A ideia surgiu da reunião do Núcleo docente Estruturante-NDE composta por docentes. Segundo o coordenador Mateus D’Angellis: “o diferencial do curso de Engenharia Civil da Funorte Janaúba é que desde o primeiro período procura-se desenvolver o espírito de autonomia, criatividade e empreendedor nos acadêmicos”. Participaram do trabalho, o coordenador Mateus D’Angellis e professores André Pereira, Jordi Marcos, Flávio Cantuária e Wesley Henrique.

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